CAMPEONATOS NACIONAIS EQUIPAS JOVENS

2012/2013

INICIADOS E CADETES

O Campeonato Nacional de Equipas Iniciados e Cadetes (Femininos e Masculinos) decorreu no Pavilhão Municipal Atlântico da Madalena, nos dias 23 e 24 de Fevereiro de 2013.

Foi mais uma jornada espetacular para as cores transmontanas!

 

INICIADOS FEMININOS

Estiveram presentes as seguintes equipas de clubes da ATMVR: CTM Chaves e CTM Mirandela.

Espetacular demonstração de classe por parte das transmontanas na prova destinada às mais pequeninas. Num grupo constituído por seis equipas os CTM´s da ATMVR não deram hipóteses à concorrência e alcançaram as duas primeiras posições. O CTM Mirandela deu mais uma prova cabal da excelência das suas escolas de formação.

Às atletas Maria Barros, Maria Inês Gonçalves, Sílvia Santos, à treinadora Xie Juan, ao staff técnico do clube e ao Presidente do CTM Mirandela, Isidro Borges, a ATMVR endereça parabéns e agradece mais esta grande vitória para a nossa região.

                                                                     2º – CTM CHAVES             1 º – CTM MIRANDELA            3º – SPORTING CP

 

INICIADOS MASCULINOS

Estiveram presentes as seguintes equipas de clubes da ATMVR: CCR Arrabães, GD S. Cibrão e CTM Chaves.

As jovens formações do GD S. Cibrão e do CTM Chaves não conseguiram passar a fase de grupos, tendo-se classificado, respetivamente na 4ª e 6ª posição dos seus grupos. Fica a garantia de um futuro promissor para as duas coletividades que tanto orgulho nos têm dado nas últimas épocas.

O trabalho persistente e continuado do treinador Rodrigo Costa, que já deu frutos em épocas anteriores, voltou a merecer destaque, graças ao segundo lugar alcançado pelos seus meninos, o CCR Arrabães, numa prova em que participaram onze equipas. Destaque para o jogo da final (1/3) e para a excelente réplica frente ao clube anfitrião, o Atlântico da Madalena. Parabéns ao Alexandre Queirós, ao Rafael Ribeiro, ao Silas Monteiro e ao seu Presidente/Treinador Rodrigo Costa, uns autênticos Campeões.

                                                       2º – CCR ARRABÃES                 1º – ATL. MADALENA                3º – C STª TERESINHA

 

 

CADETES FEMININOS

Estiveram presentes as seguintes equipas de clubes da ATMVR: CTM Chaves e Club Vila Real.

O Club Vila Real apresentou-se muito bem preparado para esta importante prova. A derrota no último jogo frente à forte equipa do Ala de Gondomar ditou o seu 4º lugar, enquanto uma eventual vitória lhe valeria o primeiro lugar do grupo e consequente acesso às meias finais.

Por sua vez o CTM Chaves fez uma prova em crescendo, venceu o grupo e na final derrotou o Ála de Gondomar, após emotivo encontro. As atletas Alexandra Pisco, Daniela Moura, Inês Carneiro e Maria Matos, os seus técnicos e o seu Presidente José Matos, estão de parabéns pela conquista deste importante título numa classe onde o grau de exigência é muito elevado.

                                                          2º – ÁLA NUN’ÁLVARES               1º – CTM CHAVES               3º . GDCS JUNCAL

 

CADETES MASCULINOS

Estiveram presentes as seguintes equipas de clubes da ATMVR: GD S. Cibrão, CTM Chaves, Club Vila Real e CTM Mirandela.

Nenhuma equipa transmontana conseguiu ultrapassar a fase de grupos. Quem esteve muito perto de o conseguir foi o GD S. Cibrão que terminou essa fase com os mesmos pontos do 2º classificado. O critério utilizado para o desempate (quociente entre partidas ganhas/perdidas) foi favorável ao clube Top Spin (4/3=1,33) enquanto o S. Cibrão obteve 5/4=1,25.

O CTM Chaves apresentou uma equipa pouco experiente e confirmou as dificuldades que lhe foram colocadas, tendo terminado o grupo em 6º. O Club Vila Real não foi além do 5º lugar do mesmo grupo do S. Cibrão. O CTM Mirandela obteve a 3ª posição do grupo, atrás do Sporting CP e do SL Benfica.

O pódio ficou assim ordenado:1º – CSD Câmara de Lobos; 2º – AR Novelense: 3º – SL Benfica

______________________________________________________________________________________________________

INFANTIS E JUNIORES

O Campeonato Nacional de Equipas Infantis e Juniores (Femininos e Masculinos) decorreu no Pavilhão Rainha Dª. Leonor – Caldas da Rainha, nos dias 20 e 21 de Abril de 2013.

INFANTIS FEMININOS

A classe de Infantis Femininos reunia, à partida, quatro equipas candidatas a um lugar do pódio, dada a proximidade de valores entre as atletas envolvidas. As equipas transmontanas apresentaram-se conscientes de que uma delas poderia sagrar-se campeã, o que não veio a acontecer, graças ao bom desempenho das meninas açoreanas que, na final, conseguiram bater o CTM Mirandela por 3/1, após quatro partidas extremamente disputadas.

No grupo B o CTM Chaves classificou-se em primeiro lugar depois de vencer o Sporting CP e o Top Spin, que veio a apurar-se na segunda posição.

Entretanto no grupo C o CTM Mirandela derrotou a CP Madalena e o Club Vila Real, ambos por 3/0, tendo as vilarealenses seguido para o mapa final graças ao seu segundo lugar.

No mapa final o CTM Mirandela venceu o IFC Torrense (3/0) e o CTM Chaves (3/1), antes de encontrar o GDCS Juncal que, nas meias finais, deixara pelo caminho o Club Vila Real (3/0).

Em jeito de balanço final pode concluir-se que o registo das equipas transmontanas foi muito positivo, embora fique um certo “amargo de boca” por não termos conseguido o título.

 3º – CTM CHAVES           1º – GDCS JUNCAL         2º –  CTM MIRANDELA

 

INFANTIS MASCULINOS

Esta é, sem dúvida, a classe onde existe a maior lacuna quantitativa e também qualitativa por parte dos clubes transmontanos, que não apresentaram qualquer equipa em prova. O trabalho que vem sendo desenvolvido por parte de alguns emblemas da ATMVR poderá permitir que, num futuro próximo, esse problema seja ultrapassado.

Na final a fortíssima equipa de S. Roque derrotou a formação do A. Madalena por expressivo 3/0, depois de na meia final ter aplicado o mesmo resultado ao Sporting C P. Por sua vez a equipa portuense atingiu a final depois de ter derrotado a sua conterrânea Ala de Gondomar.

Na disputa da terceira posição o Ala foi mais forte relegando o Sporting CP para fora do pódio.

 3º –  ALA GONDOMAR          1º – CD S. ROQUE        2º – ATL. MADALENA

 

JUNIORES FEMININOS

Embora disputado apenas por sete equipas, estavam em prova muitas atletas que, nos seus clubes, disputam regularmente os campeonatos nacionais de seniores, o que, vale por dizer, que o nível foi extremamente elevado.

O CTM Chaves colocado numa série com o GDCS Juncal e o CTM Mirandela, conseguiu bater a formação do Pic Nic, mas foi insuficiente para alcançar a segunda posição que lhe garantiria presença no mapa final.

Nas meias finais o CTM Mirandela bateu com relativa facilidade o S. Cosme (3/0), enquanto o GDCS Juncal fazia o mesmo com a equipa do Ala de Gondomar (3/1).

Aguardava-se que o encontro da final fosse muito equilibrado em termos de resultado, uma vez que o CTM Mirandela no dia anterior tinha vencido o seu rival na fase de grupos. Tal não veio a acontecer a as meninas dos Açores, reforçadas com uma atleta chinesa de inquestionável valia técnica, controlaram o encontro e acabaram por sagrar-se campeãs nacionais.

 3º – ALA GONDOMAR        1º – GDCS JUNCAL        2º – CTM MIRANDELA

 

JUNIORES MASCULINOS

O CTM Mirandela é o novo Campeão Nacional de Juniores Masculinos! Os atletas João Geraldo, Francisco Moreira, Francisco Fraga e Pedro Fraga, orientados pelo técnico Isidro Manuel Borges foram mais fortes do que toda a concorrência e trouxeram para Trás-os-Montes um dos mais importantes títulos nacionais.

Na fase de grupos o CTM Chaves esteve bem e conseguiu apurar-se na segunda posição para o mapa final, depois de ter vencido a CP Serpa e ter sido derrotado pela AAA Guilhabreu. Nos oitavos de final os flavienses encontraram o Vitória FC e não conseguiram resolver os problemas que lhe foram colocados, acabando afastado da prova (1/3).

Entretanto o Mirandela, fazendo uma prova perfeita, classificou-se em primeiro lugar do grupo, aplicando o mesmo resultado (3/0) aos adversários que foi defrontando – Dragões Valboenses, IFC Torrense e GFEC Santarém. No dia seguinte começou por eliminar o Vitória FC e depois a AR Novelense, antes de atingir a final onde encontrou e venceu a AAA Guilhabreu.

A classificação final ficou assim ordenada: 1º CTM Mirandela – 2º – AAA Guilhabreu – 3º – AR Novelense.

Parabéns a todos os atletas, corpo técnico e direção do CTM Mirandela!

Pedro Fraga / Francisco Fraga / Francisco Moreira / João Geraldo / Isidro Borges (Tr)